8118.5134

Ortodontia

Não se pode falar em Estética Bucal sem falar em Ortodontia: nada como ter os dentes bem posicionados para se conseguir um lindo sorriso!

A posição correta dos dentes e ossos maxilares, além de oferecer uma melhoria estética nas pessoas é fundamental para as funções mastigatória, deglutição, fala, respiração, sono, além de prevenir doenças dentárias como gengivites e cáries.

Portanto o tratamento ortodôntico tem um papel importante na saúde das pessoas, por esta razão cresce o número de pessoas que realizam tratamentos ortodônticos, mesmo depois de adultos. O tratamento ortodôntico aplica-se bem em pacientes de todas as idades, desde que seja respeitado o limite biológico de cada um.

Tratamento ortodôntico - perguntas frequentes (clique nos ítens para visualizar)

01)Qual a melhor idade para começar um tratamento ortodôntico?

Apesar de não existir idade mínima, a época mais oportuna é no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes.

02)A má oclusão pode causar problemas?

Sim. A relação incorreta entre as arcadas (maxilar e mandíbula), pode gerar dor na articulação temporomandibular (ATM). Do ponto de vista estético, uma pessoa descontente com a aparência pode sofrer de falta de confiança e ter a auto-estima reduzida. Dentes mal posicionados podem favorecer o aparecimento de cáries e doenças da gengiva devido à maior dificuldade para higienização.

03) Adultos podem realizar tratamento ortodôntico?

Sim, desde que haja boa saúde bucal. Hoje existem aparelhos que não comprometem a estética (cerâmicos), mais indicados para estes. O que diferencia o tratamento de crianças/adolescentes e adultos é que estes não apresentam mais crescimento ósseo, o que dificulta, em alguns casos, a correção completa da má oclusão, optando-se por cirurgia associada ao tratamento ortodôntico em casos de grandes discrepâncias esqueléticas.

04) Como é feita a limpeza bucal durante o tratamento ortodóntico?

Pessoas que usam aparelhos fixos devem ter cuidado extra para manterem os dentes limpos, porque pela presença de bandas e braquetes, a placa bacteriana terá mais facilidade para aderir nos dentes. Por isso, todos os meios disponíveis para higienização são necessários: escovas convencionais, interdental, elétricas, unitufo, fio dental, bochechos, etc.

05) Como funciona o tratamento ortodôntico?

A ortodontia pode ser dividida em três fases:

  • PREVENTIVA: CRIANÇAS
    Preocupa-se principalmente com os hábitos da criança: sucção de dedo, chupeta, morder os lábios, alterações de fala, respiração, alimentação inadequada, postura, entre outros.
  • INTERCEPTATIVA: ADOLESCENTES E JOVENS
    Nesta fase o ortodontista consegue alterar a tendência de crescimento ósseo e impedir o agravamento do problema dentário.
  • CORRETIVA: ADULTOS
    Proporciona uma estética satisfatória com alinhamento e nivelamento dos dentes, facilitando a higienização e melhorando o equilíbrio funcional.

06) Quais os problemas que podem necessitar de tratamento ortodôntico?

  • Sobremordida: quando os dentes anteriores superiores se posicionam muito à frente da arcada inferior.
  • Mordida cruzada anterior: quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.
  • Mordida cruzada: quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inerior ao morder normalmente.
  • Mordida aberta: espaço entre a superfície de mordida dos dentes laterais quando os dentes posteriores se juntam.
  • Desvio de linha média: quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
  • Diastemas: falhas ou espaços entre os dentes como dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.
  • Apinhamento: quando existem dentes demais para se acomodarem em uma arcada dentária pequena.
© Odonto Center Assistence - Todos os direitos reservados.
+54 3055.2267
Info