8118.5134

Odontopediatria

O que é Odontopediatria?

A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante.

São eles os responsáveis pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. Aliás, as mães devem procurar esses profissionais ainda durante a gravidez, enquanto ainda tem um tempinho sobrando, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.

O tratamento para crianças também requer cuidado especial. Os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.

É importante que os pais conversem com o odontopediatra sobre qualquer experiência ruim que a criança tenha tido para que o profissional saiba ajuda-lo a lidar com esse medo e o tratamento ocorra da melhor maneira possível. Os pais ou responsáveis devem estar conscientes de suas responsabilidades e participação na saúde dentária de seus filhos, e acreditar que existem recursos que podem ser utilizados para prevenir, melhorar ou manter o equilíbrio das estruturas bucais dos mesmos.

Perguntas inerentes na prática odontopediátrica (clique nos ítens para visualizar)

01) Quando levar a criança ao Odontopediatra pela primeira vez?

No momento que aparecerem dentes na cavidade oral, por volta dos 6 meses, é importante uma visita para a mãe receber orientações sobre higiene oral, dieta e esclarecimento de dúvidas.

02) Quando os dentes decíduos (de leite) começam a se formar e a irromper?

A formação dos dentes decíduos inicia ainda no primeiro trimestre da gravidez, isto é, durante a vida intra-uterina do bebê. No dia do nascimento, praticamente, todos os dentes decíduos estão com a sua formação concluída. Em geral, aos 6 meses de idade, irrompem os incisivos inferiores quando a criança ainda deve estar sendo amamentada exclusivamente no peito. Por volta dos 24-30 meses de idade, todos os 20 dentes decíduos devem ter irrompido na cavidade bucal. Caso isto não tenha ocorrido, um odontopediatra deve ser consultado para examinar clinica e radiograficamente a criança no sentido de verificar se existem fatores impeditivos da irrupção normal dos dentes.

03) Como a cárie dentária acomete os dentes?

A partir do momento que os dentes irrompem na boca do bebê, e ao longo da vida, na superfície do esmalte adere-se uma película chamada de placa bacteriana. Fazem parte desta película, bactérias que fermentam certos açúcares da dieta da pessoa e daí surge o ácido lático que atua como um agente desmineralizador do esmalte, isto é, propicia a perda de cálcio para a saliva deixando certas áreas dos dentes (pontos de contato e superfícies com sulcos e fissuras) mais vulneráveis à cárie. A qualidade da escovação é muito mais importante do que a quantidade de escovações realizadas por dia. O uso do fio dental é fundamental para remover a placa que fica aderida entre os dentes onde a escova não tem acesso. De forma geral, as pessoas que mais consomem alimentos açucarados, principalmente entre as refeições, e que negligenciam com a sua higiene bucal são as que mais são acometidas por cárie, em qualquer época da sua vida. O processo da cárie tem uma tríade que é clássica na etiologia da doença: dente + dieta cariogênica + bactérias cariogênicas.

04) Como o estilo de vida e os hábitos alimentares e de higiene da família podem interferir negativamente no surgimento de doenças e da cárie?

A criança observa e imita as atitudes das pessoas com quem ela convive diariamente. Em geral, é a mãe quem mais tem contato com a criança e como tal, é a pessoa mais observada da casa. O consumo excessivo balas, doces, refrigerantes, sucos, bolos por várias pessoas ao redor da criança torna-se um hábito que mais cedo ou mais tarde ela vai adquirir e todos acharão normal. Acrescente-se a este fato, o hábito da maioria não escovar os dentes após as refeições, especialmente antes de dormir à noite.

© Odonto Center Assistence - Todos os direitos reservados.
+54 3055.2267
Info